A análise de dados e resultados faz parte da rotina de trabalho de gestores de empresas. É a partir dessas informações que decisões estratégicas são tomadas, ao mesmo tempo em que os negócios precisam acompanhar o ritmo do mercado no qual estão inseridos.
Esse processo torna-se árduo quando os indicadores e resultados não estão organizados. Mesmo que eles estejam corretos, se não podem ser visualizados de forma ilustrativa e didática em um único lugar, os gestores passam a ter dificuldades na correta leitura e interpretação, o que gera conflitos de informações e decisões equivocadas.
Existe no ramo corporativo uma maneira de conciliar dados complexos com praticidade e eficácia? Acompanhe abaixo para saber como funciona o dashboard e porque a sua empresa necessita implementar essa prática para garantir melhores resultados.
O QUE É UM DASHBOARD?
O dashboard é uma ferramenta que funciona como um painel de indicadores, ilustrando de forma eficaz o desempenho do negócio em toda a organização. Todas as operações da empresa podem ser catalogadas, seja o tempo de carga e descarga de um traslado logístico, o tempo que o setor de atendimento leva para solucionar um caso com o seu cliente ou operações de maior complexidade.
POR QUE A MINHA EMPRESA NECESSITA DE UM DASHBOARD?
CLAREZA NOS OBJETIVOS
Com o dashboard você poderá visualizar por meio de gráficos para acompanhamento de indicadores de desempenho do seu negócio, o que vai apresentar quais sãos as fraquezas do seu negócio e o que está impedindo-o de crescer.
Por exemplo, sua empresa produziu de forma satisfatória no trimestre passado, mas o caixa não teve um resultado satisfatório? Um painel monitorando os seus indicadores de produção juntamente com os financeiros fará com que o motivo seja mais facilmente visualizado e compreendido.
RELATÓRIO ZERO
Sem planejamento, levantar dados, sejam eles quais forem, em um curto espaço de tempo para a tomada de uma decisão importante, por exemplo, é bastante complexo. Essa falta de controle dos indicadores aliada à acelerada dinâmica de mercado pode atrasar a elaboração de estratégias, inovação de produtos e o planejamento de crescimento do negócio. Por essa razão, muitas empresas se tornam obsoletas e deixam de acompanhar o mercado.
Nesse contexto, o dashboard surge como uma ferramenta aliada de gestão e pode ser interligado com o sistema empresarial, resultando na obtenção de dados em tempo real.
AUMENTO NA PRODUTIVIDADE
Empreendedores buscam sempre aumentar a produtividade da sua equipe para gerar melhores resultados. O uso de indicadores é uma ótima ferramenta para o monitoramento das operações do negócio. Trabalhar os resultados de forma ilustrativa e com as informações na palma da mão faz com que o gestor possa ter maior controle de processos, verifique erros nas operações, ou identifique custos desnecessários, aumentando assim a performance da empresa.
SEGURANÇA
O controle de informações sigilosas deve ser primordial para que qualquer negócio prospere. No âmbito estratégico, muitas informações não podem ser repassadas para preservar a evolução e as diretrizes dos negócios. A elaboração de dashboard para setores específicos resulta no maior foco daquela equipe em superar as suas metas, não dispersando outros indicadores que não a competem.
Um gerente regional, por exemplo, pode usufruir das informações que devem ser necessárias para que a sua região evolua e não ter acesso aos indicadores que não se relacionam ao seu trabalho. Para que se tenha engajamento de equipe e segurança no sigilo das informações, a distribuição de acessos aos indicadores tem que ser feita de forma seccionada.
E você, já elaborou um painel de indicadores na sua empresa? Conte conosco para te auxiliar.
Fonte: blog.argum.com.br
Link: http://blog.argum.com.br/por-que-o-seu-negocio-precisa-de-um-dashboard/
Deixar Um Comentário