Existem muitas histórias de sucesso no Brasil e no exterior que se tornaram livros e já se tornaram clássicos como as biografias de Steve Jobs criador da Apple, Bill Gates da Microsoft, Oprah Winfrey uma das mais mulheres mais poderosas do mundo, a trajetória de Silvio Santos de camelô a megaempresário da TV, os percalços do Comandante Rolim Amaro que transformou uma pequena empresa de táxi aéreo – a TAM – numa gigante da aviação e a ascensão e queda de Eike Batista.

Veja as dicas abaixo:

1 – “A Fantástica História de Silvio Santos” – do jornalista Arlindo Silva. Uma das histórias mais fascinantes do empreendedorismo brasileiro. Narra a história de Silvio Santos desde as dificuldades do início até os dias atuais. Hoje todo mundo o conhece como dono do SBT e empresário bem-sucedido. Mas o que os mais jovens desconhecem é que Silvio Santos começou como camelô no centro de São Paulo e que fez fortuna ao criar o ‘Baú da Felicidade’ no qual clientes pagavam um carnê anual e depois de quitado trocavam por um produto nas lojas do Baú. A facilidade de comunicação, o raciocínio rápido e a capacidade de aproveitar oportunidades são características de Silvio Santos e servem de inspiração para os empreendedores.

2 – “O sonho brasileiro” – do jornalista Thales Guaracy. Biografia do Comandante Rolim Amaro, o fundador da TAM. O livro mostra a trajetória de Rolim Amaro, que nasceu no interior do estado de São Paulo, teve uma infância pobre trabalhou como caminhoneiro, vendedor de bebidas mas nunca deixou seu sonho de lado: ser piloto de avião. O sonho foi além, o comandante Amaro transformou uma pequena empresa de táxi aéreo regional – a Táxi Aéreos de Marília – em uma das maiores empresas de aviação do Brasil: a TAM. Além disso, trouxe inovação e revolucionou o atendimento, hoje quase que copiado por todas as empresas de aviação.

3 – “O X da Questão” – de Eike Batista. Autobiografia de um dos mais polêmicos empresários brasileiros. Neste livro ele conta a sua trajetória como empreendedor e ensina a sua metodologia de negócios, a visão 360 graus. Narra também as suas dificuldades como o começo da carreira como vendedor de seguros porta a porta, a aventura nos garimpos da Amazônia até se tornar megaempresário dono na marca X. Eike conta quais os erros cometidos em sua trajetória empresarial, seu segundo ele, o fizeram crescer.

4 – “Ou tudo ou nada” – da jornalista Malu Gaspar. Se Eike Batista contou sua trajetória sob o seu ponto de vista em “O X da Questão”, a jornalista Malu Gaspar pesquisou documentos e entrevistou pessoas próximas ao empresário para contar não só a história do Grupo X mas também a história de Eike Batista, que passou de megaempresário e um dos homens mais ricos do mundo a um investigado pela polícia que teve seus bens apreendidos pela justiça. Pode ser lido também como uma investigação sobre a política brasileira dos últimos anos. Traz dicas importantes sobre gerenciamento e gestão empresarial, principalmente ao mostrar a derrocada das empresas.

5 – “Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook” – de Ben Mezrich. Transformado no filme de sucesso “A Rede Social”, este livro conta a história dos estudantes de Harvard que criaram um dos maiores fenômenos da internet: o Facebook. O relato feito por Ben Mezrich conta a disputa entre o norte-americano Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin e fala sobre o desenvolvimento do projeto. Se o filme “A Rede Social” diminui a participação do brasileiro no projeto, esta biografia mostra que Saverin foi fundamental para nascimento e expansão do Facebook.

6 – “Steve: Jobs a Biografia” – de Walter Isaacson. Um livro com mais de 600 páginas pode assustar muita gente. Mas este não é o caso da biografia de um das mentes mais inovadoras do planeta. Conta a história do criador da Apple desde a sua juventude, seus projetos, as dificuldades de coloca-los em prática, a associação com outros inovadores como Steve Wosniack, seus erros e acertos como empreendedor. Lançado logo após a morte de Steve Jobs, este livro mostra que a inovação deve ser a base de tudo.

7 – “Oprah: uma biografia” – de Kitty Kelley. A história de uma das mulheres mais influentes do planeta. Como a grande maioria dos empreendedores de sucesso, Oprah Winfrey enfrentou dificuldades – uma delas o racismo – até se tornar dona de uma fortuna que chega perto dos 3 bilhões, dona de emissoras de TV, editoras e uma variedade de outros negócios. É mais do que uma história de vida. Mostra que mesmo sendo uma mulher de sucesso planetário Oprah tem dilemas e dificuldades como todas as pessoas.

 

Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo
Renato Kuyumjian é sócio-fundador da Quinta Valentina
Fonte: Exame.com