Muitas coisas podem passar pela cabeça de um líder, porém, existem pensamentos estratégicos que podem favorecer a carreira e facilitar a rotina de quem precisa tomar sérias decisões em sua empresa. Para quem ainda não conquistou este almejado cargo, cabe ao profissional que está disposto a tornar-se um CEO, ir se acostumando a pensar como um.

Controlar os pensamentos não é uma tarefa simples, mas algumas lições podem te ajudar nesta questão. Veja agora 7 dicas para começar a pensar como um CEO e mudar, de uma vez por todas, sua carreira!

1) DESEMPENHE VÁRIOS PAPÉIS

Um CEO não está designado apenas para ocupar uma cadeira da gerência, muito pelo contrário, cabe a este profissional desenvolver diversos papéis em diferentes áreas. Assumir esta responsabilidade é um pensamento necessário para se impor à frente de situações diversas.

2) CORRA RISCOS

Será preciso andar na “corda bamba” em diversos momentos, por isso como um CEO, você terá a obrigação de correr riscos e defender os interesses da empresa. No entanto, quem está predestinado a correr riscos também tem o dever de avaliar as circunstâncias, a fim de saber se está realmente no caminho certo.

3) CONVENÇA SUA EMPRESA DE QUE VOCÊ É O LÍDER CERTO

Você conhece suas competências, mas, ainda assim, não é suficiente. Convencer os seus colaboradores e demais integrantes da empresa sobre suas habilidades é um pensamento que não deve ser abandonado sob qualquer pressão, já que um bom líder consegue influenciar com assertividade, tornando-se inspiração para muitos.

4) TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Pensar somente com o cérebro não é recomendado para um CEO. Nesta profissão, as decisões também precisam ser humanizadas, por isso equilibrar a razão e a emoção é o primeiro passo para controlar o temperamento e agir de forma necessária.

5) SAIBA DIZER NÃO

Como CEO você estará rodeado de cobranças, obrigações e pessoas, porém, nem sempre poderá dizer sim a todos. Organizar seus pensamentos e selecionar os projetos mais apropriados e adequados para o momento, faz parte da rotina de um líder, contudo, a palavra “não” precisa ser adicionada ao vocabulário de um CEO.

6) SAIBA VENDER

Você não é um vendedor, mas precisará vender sua imagem, vender seus conhecimentos e até mesmo sua visão de negócios para o mercado. Entretanto, ainda que não seja o melhor vendedor, deverá ter consciência que sua carreira te cobrará isso, então mantenha os pensamentos concentrados nesta questão.

7) ACEITE FALHAS

Aceite as suas e as falhas das outras pessoas. Errar é humano, faz parte do processo de desenvolvimento de cada profissional, sendo necessário compreender que os erros acontecem e que podem ser recuperados, quando ações são tomadas. Por este motivo, ainda que você seja o diretor executivo da sua empresa, precisa ter em mente que os erros fazem parte desta bagagem e precisam ser revistos a todo momento.
Fonte:O Novo Gestor