A contabilidade é vista por muitos empresários brasileiros como geradora de impostos, burocrática, alguns ainda questionam o porquê de dar informações sendo que a documentação já está com o contador.

A contabilidade é uma ciência que tem como obrigação controlar a evolução do patrimônio líquido da empresa e ser possível registrar e calcular todas as operações da empresa com a finalidade de se emitir relatórios uteis para avaliar a situação econômica e financeira da empresa.

No ambiente competitivo que temos hoje em dia não é possível mais tomar decisões sem antes levar em conta os dados disponíveis na contabilidade.

Veja abaixo alguns relatórios que sua empresa precisa analisar antes de tomar decisões.

– Demonstração do Resultado do Exercício

Este relatório fornecido pela contabilidade, serve para que a empresa analise sua situação econômica, onde será detalhado suas receitas, custos e despesas apurados num determinado período, usando o princípio contábil de regime de competência.

Na pratica este relatório mostra se sua empresa é rentável e o que faz ela ser rentável ou se não for rentável quais custos ou despesas impactam no seu resultado

– Balanço Patrimonial

Com este relatório é informado a situação financeira e econômica, pois além de ser demonstrado o caixa da empresa, apresentar os bens, obrigações, pagamentos a realizar e recebimentos a receber.

Ferramenta usada por bancos para fazer análise de créditos e para que o empresário possa visualizar a evolução do seu patrimônio.

– Demonstração de Fluxo de Caixa

Esta ferramenta é essencial para tempos de crises, sem ela, as empresas não conseguem sobreviver. Pois é através dela que se visualiza quanto tempo e disponibilidade a empresa tem e por quanto tempo consegue honrar seus compromissos, possibilitando ao empresário uma visão antecipada e uma chance de agir antes que sua situação fique no vermelho.

Comportamento dos custos

É possível distinguir custo fixo de custo variável e usar a distinção para explicar a relação entre custo, volume e lucro. Ao analisar os custos da empresa teremos a exata conclusão de qual impacto o custo tem em relação ao preço final e qual o verdadeiro lucro que se tem na venda de um produto.

– Elaboração de orçamento

É vital que as empresas desenvolvam planos sobre o futuro. Independentemente do que uma empresa esteja procurando alcançar, dificilmente conseguirá concretizá-lo, a menos que seus dirigentes e empresários tenham clara ideia de qual será a direção futura da empresa. Por isso é importante estabelecer, missão, objetivos, avaliar opções de estratégia, formular planos, executar, rever e controlar. E sem a contabilidade elaborar essas fases seria o mesmo que andar no escuro. Sem a contabilidade não é possível elaborar um orçamento solido.

 

Fica evidente a importância da contabilidade na empresa, você que é empresário ou dirigente de empresa, analise e veja se sua empresa está adotando essas ferramentas e relatórios para que se tenha um futuro empresarial solido e lucrativo.

 

Thales Ferreira de Maria

Sócio proprietário

Acerte Soluções Contábeis